A contabilidade consultiva vai muito além do trabalho tradicional da contabilidade. Alguns clientes acham que esse setor da empresa está limitado a recolher documentos, dados fiscais e fazer a escrituração contábil.
Quem pensa dessa forma, é porque ainda não conhece os benefícios do trabalho de um contador que atua de modo mais personalizado e humanizado.
Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.
O que é Contabilidade Consultiva?
A contabilidade consultiva é um modelo de contabilidade no qual o contador e a empresa passam a trabalhar de forma mais estratégica e integrada, analisando dados financeiros para ajudar no processo de tomada de decisões.
É importante que o contador saiba não apenas desenvolver e analisar informações contábeis, mas também, consiga usá-las de forma eficiente.
Esse novo modelo de negócios gera mais confiança e tranquilidade para a empresa, já que o contador começa a ser visto como um aliado e parceiro.
Na contabilidade consultiva, todo o conhecimento adquirido pelo contador passa a ser utilizado de forma estratégica. É uma obrigação desse profissional ajudar a entender mais sobre o próprio negócio, para que dessa forma, seja possível criar um planejamento mais eficaz e adequado a realidade a empresa.
Como funciona a Contabilidade Consultiva?
Depois que o contador analisa todas as informações fiscais e contábeis, com base em registros, movimentação financeira e em dados importantes para a empresa, ele se torna capaz de entregar melhores soluções para o crescimento e desenvolvimento das organizações.
O contato entre um contador que atua dessa forma e a empresa o, é feito de maneira constante. Cada processo possui suas próprias necessidades e por isso, o trabalho precisa ser feito sempre de maneira adequada e personalizada.
A parceria faz com que o contador e a empresa consigam traçar planos estratégicos mais coerentes com a realidade do empreendimento.
Devido a todos os benefícios da contabilidade consultiva, as oportunidades de trabalho nessa área costumam ser bem promissoras.
Vale destacar que além da contabilidade tradicional, o contador tem muitas outras oportunidades de trabalho com a empresa, tais como:
- Planejamento Estratégico;
- Apresentação Demonstrativos Contábeis-Financeiros;
- Valuation – Avaliação de Empresas;
- Due Diligence Contábil & Fiscal;
- Gestão de Escritório Contábil;
- Técnicas Avançadas de Consultoria e Negociação;
- BPO Financeiro I – Adm. Financeira e Tesouraria;
- BPO Financeiro II – Metodologia e Aplicabilidade;
- Planejamento Tributário;
- Recuperação Tributária;
- Liderança Comportamental em Consultoria;
- Oratória e Expressão Verbal;
- Técnicas de Vendas.
Para você se especializar nessa área e entender mais sobre contabilidade e gestão de crise, nós, da Academia Financeira, criamos um evento exclusivo para falar tudo sobre o trabalho do contador consultivo e as oportunidades no mercado.